
Como reconhecer e combater infecções bacterianas em plantas decorativas de jardim e/ou de interior
Bacteriose
Bactéria
Tipo:
ALTO
Risco para a planta:
Xanthomonas Sp., Pseudomonas Sp.
Patógeno:
Bacteriosis

Plantas decorativas de jardín y/o interior
QUEM O CAUSA?
Os patógenos Xanthomonas sp. e Pseudomonas sp. são bactérias que causam doenças conhecidas como bacteriose em uma ampla variedade de plantas. Essas bactérias são encontradas no solo, na água e na superfície das plantas. Eles iniciam seu ciclo infeccioso entrando na planta através de feridas, estômatos ou hidátodos. Uma vez dentro, eles se multiplicam no espaço intercelular e produzem enzimas que quebram as paredes celulares, causando necrose e outros danos aos tecidos vegetais. Estas bactérias podem sobreviver em restos de plantas, sementes contaminadas e no solo, facilitando a reinfecção na estação de crescimento seguinte. A dispersão ocorre através da água de irrigação, respingos de chuva, vento, insetos e ferramentas contaminadas. Além disso, certas espécies podem formar biofilmes que as protegem de condições adversas e de tratamentos fitossanitários.
SINTOMAS
A doença causada por Xanthomonas sp. e Pseudomonas sp. nas plantas manifesta-se com sintomas que afetam significativamente a saúde e a produtividade das plantas. Essas bactérias causam manchas nas folhas, cancro nos caules e frutos e podridão das raízes. A infecção inicial geralmente começa como pequenas manchas aquosas que se expandem e necrosam, evoluindo para manchas marrom-escuras ou pretas com halos amarelos. Em infecções graves, podem causar desfolha, redução do crescimento e, em casos extremos, morte da planta.
- Manchas aquosas nas folhas que se expandem e necrosam.
- Halos amarelos ao redor das manchas.
- Cancros em caules e frutos.
- Podridão da raiz.
- Desfolha prematura.
- Redução do crescimento das plantas.
- Murcha e colapso da planta.
- Morte da planta em infecções graves.



CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
Temperatura:
20°C - 30°C
Humidade:
70% - 90%
COMO SE ESPALHA?
Água de irrigação, respingos de chuva, vento, insetos, ferramentas contaminadas, contato direto entre plantas, sementes contaminadas, restos de plantas infectadas, solo
COMO COMBATÊ-LA?
Tratamentos caseiros
Não há tratamentos caseiros
Aliados naturais
Tratamentos químicos
Não existem tratamentos para esta doença. Os tratamentos são dirigidos aos insetos vetores que os transmitem. Confira os tratamentos contra insetos.
PRODUTOS EFICAZES PARA ELIMINAR ESTA PRAGA
Enlace patrocinado

Enlace patrocinado

Enlace patrocinado
Enlace patrocinado

Enlace patrocinado
Enlace patrocinado
Enlace patrocinado

Enlace patrocinado
PLANTAS REPELENTES
RECOMENDAÇÕES
























































