
Como reconhecer e combater a doença da mancha preta em plantas decorativas de jardim e/ou de interior
Cercosporose
Fungo
Tipo:
ALTO
Risco para a planta:
Cercospora sp.
Patógeno:
Cercosporosis

Plantas decorativas de jardín y/o interior
QUEM O CAUSA?
Cercospora sp. é um gênero de fungos fitopatogênicos amplamente distribuídos em climas temperados e tropicais, responsáveis por diversas doenças foliares em uma ampla variedade de plantas. Esses fungos são anamórficos, o que significa que sua reprodução assexuada é predominante, através da produção de conídios alongados que emergem de estruturas chamadas conidióforos. Essas estruturas se formam na superfície das folhas infectadas, principalmente em condições de alta umidade. Os conídios são facilmente dispersos pelo vento, respingos de chuva ou ferramentas contaminadas. Uma vez depositados na superfície foliar, germinam rapidamente se houver presença de água livre e temperaturas adequadas. O fungo penetra através dos estômatos ou microferidas, colonizando os tecidos intercelulares e destruindo as células através da produção de toxinas e enzimas. Posteriormente, quando as condições permanecem favoráveis, o fungo volta a frutificar nas lesões, produzindo novas estruturas conidiais que perpetuam o processo. Além disso, pode sobreviver entre ciclos de cultivo em restos de plantas infectadas, de onde inicia novas infecções no início da safra seguinte.
SINTOMAS
A cercosporose afeta diversas plantas, principalmente culturas como beterraba, soja, arroz, cenoura, entre outras. A doença manifesta-se principalmente nas folhas, onde reduz a superfície fotossintética, enfraquece o desenvolvimento geral da planta e pode causar perdas económicas significativas se não for controlada a tempo. As lesões iniciam-se como pequenas manchas cloróticas que evoluem para áreas necróticas circundadas por halos mais claros, conferindo aspecto mosqueado característico.
Manchas circulares ou irregulares, castanhas ou acinzentadas, halos amarelados circundando as lesões, enfraquecimento das folhas e queda prematura, redução do tamanho e da qualidade dos frutos, desfolha progressiva, enfraquecimento geral da cultura, diminuição do rendimento.



CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
Temperatura:
20°C – 30°C
Humidade:
80% – 100%
COMO SE ESPALHA?
Vento, respingos de chuva, ferramentas contaminadas, restos de culturas infectadas, água de irrigação, sementes contaminadas
COMO COMBATÊ-LA?
Tratamentos caseiros
Não há tratamentos caseiros
Aliados naturais
Tratamentos químicos
Não existem tratamentos para esta doença. Os tratamentos são dirigidos aos insetos vetores que os transmitem. Confira os tratamentos contra insetos.
PRODUTOS EFICAZES PARA ELIMINAR ESTA PRAGA
Enlace patrocinado















