
Como reconhecer e combater a mancha bacteriana no tomate
Mancha Bacteriana
Bactéria
Tipo:
ALTO
Risco para a planta:
Xanthomonas Sp.
Patógeno:
Bacteriosis

Tomate
QUEM O CAUSA?
A mancha bacteriana é uma doença causada pela bactéria Xanthomonas vesicatoria, que afeta principalmente as culturas de tomate e pimentão. Esta bactéria é conhecida por causar lesões foliares, manchas necróticas e desfolha nas plantas afetadas. Embora também possa afetar outras culturas da família da beladona, como a beringela e o pimentão, o seu impacto é mais significativo no tomate devido à sua importância económica e ao seu cultivo generalizado em todo o mundo.
SINTOMAS
No tomate, a mancha bacteriana se manifesta como lesões necróticas nas folhas, que geralmente começam como pequenas manchas verde-oliva ou amarelo-pálido. Com o tempo, essas manchas se expandem e tornam-se marrom-escuras a pretas, cercadas por um halo amarelo ou verde claro. Além das folhas, a doença também pode afetar os frutos, causando lesões necróticas na superfície e afetando sua qualidade e rendimento.



CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
Temperatura:
20°C - 30°C
Humidade:
80% - 95%
COMO SE ESPALHA?
Água de irrigação contaminada, solo infectado, ferramentas agrícolas, insetos vetores, como tripes e pulgões, e práticas culturais que facilitam a propagação da bactéria, como poda e capina.
COMO COMBATÊ-LA?
Tratamentos caseiros
Não há tratamentos caseiros


